quinta-feira, 23 de agosto de 2018


O QUE É FOLCLORE
(Por Regina Maria Oliveira de Macedo)

A palavra folclore é de origem inglesa e seu significado é: conhecimento popular ou conhecimento do povo.
São conhecimentos que são passados de pai para filho e vão se espalhando por toda uma população.
Há muitos anos atrás, nem todas as pessoas sabiam ler e escrever, mas isso não significava que essas pessoas não eram inteligentes, o que acontecia era que elas não tinham oportunidade de irem a uma escola. Mas elas aprendiam a ler as coisas do mundo propriamente dito e as coisas do mundo dos sentimentos. Sabiam que as crianças precisavam aprender a se protegerem dos perigos e uma forma que encontraram de fazer isto foi trazer para o mundo da criança as histórias que vivenciaram em seu dia-a-dia colocando um pouco de fantasia extraída do mundo fantástico da imaginação.  Nos momentos em que não estavam trabalhando, normalmente à noite, quando se reuniam em rodas de conversas e nessas prosas e versos iam contando para as crianças aproveitando-se dos sons da noite ou de seu silêncio, ou mesmo da escuridão da noite pouco clareada pelas luzes oscilantes dos lampiões ou candeeiros.
Também aprenderam a criar cantigas que de certa forma também ensinavam às crianças: Terezinha de Jesus, pai Francisco entrou na roda, o cravo brigou com a rosa, etc.
E daí também veio a literatura de cordel escrita e impressa de modo artesanal em papéis coloridos e pendurados em cordas para atrair a clientela. 
Os escritores de cordel cantam tocando violão ou pandeiro e as vezes mais de um instrumento musical, toda a história ou casos que escutaram em suas andanças e que são escrita geralmente em sextilhas. As pessoas são atraídas pelas canções e compram os livrinhos impressos para levarem para casa e contarem as histórias nos momentos de descanso.
Tem as danças nascidas para mascarar lutas, ou nascidas do movimento dos pescadores (puxada de redes), do movimento das colheitas (a bata do feijão), do movimento das conquistas, do enamoramento, etc.
Também tem os chás. As pessoas observavam os efeitos de determinadas plantas nos animais e passavam a fazer chás para curar os desajustes de saúde.
Tem as rezas nascidas da fé do povo, principalmente dos ensinamentos de Jesus que dizia que todos podiam fazer curas desde que tivessem fé em Deus.
E assim temos essa cultura muito rica que encanta a todos que têm a oportunidade de conhecê-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário